VIDA E TRABALHO DE SERES HUMANOS ESCRAVIZADOS NAS OBRAS MÃE E O DEMÔNIO FAMILIAR DE JOSÉ DE ALENCAR

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Angela Maria Rubel Fanini
Maria Domingos Pereira Ventura

Resumo

O presente estudo analisa como são representados os personagens escravos na comédia
O Demônio Familiar (1857) e no drama Mãe (1860) de José de Alencar, enfocando sobremodo
como vivem e em que trabalham. A análise se dará a partir do viés sociológico e da Análise
Dialógica do Discurso – ADD de Bakhtin e o Círculo, buscando entender como a representação
artística responde ao contexto histórico na construção dos personagens. A investigação
demonstrou que os personagens representam seres humanos escravizados e que, mesmo dentro
dos limites da escravidão, demonstram autonomia e capacidade de planejar, negociar e alterar
seus destinos. A leitura das peças oitocentistas ainda é relevante, pois embora o escravismo
econômico tenha se tornado ilegal, a cultura escravocrata ainda perdura. Desse modo, o acesso a
essa literatura pode traçar uma história de longa duração que precisa ser alterada.

Detalhes do artigo

Como Citar
Fanini, A. M. R., & Ventura, M. D. P. (2019). VIDA E TRABALHO DE SERES HUMANOS ESCRAVIZADOS NAS OBRAS MÃE E O DEMÔNIO FAMILIAR DE JOSÉ DE ALENCAR. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(27), 206–229. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/498
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria Domingos Pereira Ventura, UTFPR

Mestranda da UTFPR sob orientação da também autora dra. Angela Maria Rubel Fanini, orientadora.