O RACISMO INSTITUCIONAL E SEUS CONTORNOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Conteúdo do artigo principal

Flávia Gilene Ribeiro
Candida Soares da Costa

Resumo

Este trabalho exibe resultados de uma pesquisa de mestrado que analisou as implicações do racismo institucional na educação básica, expondo os seus contornos desencadeados em uma escola pública do município de Cuiabá-MT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utilizou de alguns elementos etnográficos de investigação empírica, na abordagem metodológica como caderno de campo, observação, análise documental e entrevistas semiestruturadas. Ao analisar os dados constatou-se que o racismo institucional está presente na referida escola, alimentado por mecanismos intraescolares que produzem a naturalização do racismo, atingindo sobremodo o desenrolar cotidiano da instituição. Profissionais da educação e familiares desconhecem as nuances que o racismo confere à coletividade negra. Os alunos são os únicos que reconhecem a presença do racismo.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ribeiro, F. G., & da Costa, C. S. (2018). O RACISMO INSTITUCIONAL E SEUS CONTORNOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(24), 392–408. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/457
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Candida Soares da Costa, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Adjunto. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Relações Raciais e Educação-NEPRE. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, nível Mestrado e Doutorado em Educação.