O RACISMO INSTITUCIONAL E SEUS CONTORNOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho exibe resultados de uma pesquisa de mestrado que analisou as implicações do racismo institucional na educação básica, expondo os seus contornos desencadeados em uma escola pública do município de Cuiabá-MT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utilizou de alguns elementos etnográficos de investigação empírica, na abordagem metodológica como caderno de campo, observação, análise documental e entrevistas semiestruturadas. Ao analisar os dados constatou-se que o racismo institucional está presente na referida escola, alimentado por mecanismos intraescolares que produzem a naturalização do racismo, atingindo sobremodo o desenrolar cotidiano da instituição. Profissionais da educação e familiares desconhecem as nuances que o racismo confere à coletividade negra. Os alunos são os únicos que reconhecem a presença do racismo.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).