QUILOMBOS E QUILOMBOLAS EM MATO GROSSO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como temática discutir os territórios quilombolas em Mato Grosso e a educação nessas comunidades. São os mesmos marcados por uma diversidade de formas de ocupação territorial, visto que, atualmente, muitas dessas comunidades têm suas terras compartilhadas com outros segmentos sociais, como posseiros, grileiros, assentados, entre outros, configurando, assim, um quadro conflituoso na busca pela garantia pelo direito à terra. Existem poucos estudos históricos sobre os quilombolas em Mato Grosso, configurando uma lacuna na historiografia mato-grossense sobre essas comunidades tradicionais. Em relação à educação nas comunidades estudadas, verificou-se que a maioria não possui escolas em seus territórios, sendo necessário deslocar para outros lugares em busca da escolarização.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).