IDEOLOGIA E RACISMO: ANÁLISE DE DISCURSO SOBRE A RECEPÇÃO DE LEITURAS DE OBRAS INFANTO-JUVENIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho propõe uma interpretação da ideologia racista envolta nos discursos proferidos por professoras e crianças a respeito de obras literárias infanto-juvenis, utilizando a Hermenêutica de Profundidade como metodologia. No que se refere à análise formal (2ª fase), foi realizado estudo de campo em três turmas de quartas séries de uma escola municipal, que consistiu em presenciar, gravar e transcrever oito aulas de leitura. Nos episódios analisados neste artigo foram observadas várias estratégias ideológicas na interpretação das mensagens dos livros como, por exemplo, a estigmatização, responsável por reforçar pré-concepções e estereótipos a respeito da história e cultura afro-brasileira e africana.
Detalhes do artigo
Como Citar
Araujo, D. C. de. (2012). IDEOLOGIA E RACISMO: ANÁLISE DE DISCURSO SOBRE A RECEPÇÃO DE LEITURAS DE OBRAS INFANTO-JUVENIS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 3(7), 85–100. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/365
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).