DO PONTO QUE VÊ AOS PASSOS DE QUEM CAMINHA: PERSPECTIVAS TEÓRICO-PRÁTICAS EM UMA EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS ENTRE LICENCIADOS DE HISTÓRIA

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Everardo Paiva de Andrade
Rosana da Câmara Teixeira
Danielle Henriques Magalhães

Resumo

O trabalho discute questões relativas à educação das relações étnico-raciais na perspectiva da formação inicial
de professores, em especial da área de História, tomando a prática de ensino como eixo principal de
investigação. Repercute um conjunto de atividades acadêmicas no âmbito do ensino, da pesquisa e da
extensão, desenvolvidas em uma universidade pública, considerando a importância da formação docente de
qualidade para o ensino da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, conforme orientações
contidas em diversos documentos produzidos a partir do contexto da Lei 10.639/2003. Explora um conjunto
de relatos de licenciandos e argumenta que o diálogo efetivo com a cultura escolar e seu currículo é um dos
elementos cruciais da luta pela garantia de permanência de uma perspectiva antirracista na escola brasileira
de Educação Básica, fator que interfere diretamente na construção de uma sociedade mais justa e igualitária
para brancos e negros.

Detalhes do artigo

Como Citar
Andrade, E. P. de, Teixeira, R. da C., & Magalhães, D. H. (2012). DO PONTO QUE VÊ AOS PASSOS DE QUEM CAMINHA: PERSPECTIVAS TEÓRICO-PRÁTICAS EM UMA EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS ENTRE LICENCIADOS DE HISTÓRIA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 3(7), 53–68. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/363
Seção
Artigos