MILTON NASCIMENTO: UM CANTOR DO MUNDO

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Alberto Carlos de Souza

Resumo

Este trabalho, tendo como proposta de condução o conceito de lugares de memória, é um estudo elaborado a partir de duas obras fonográficas de Milton Nascimento, Minas e Geraes, lançadas, respectivamente, nos anos de 1975 e 1976 e que foram considerados pela crítica da época como a melhor tradução do “movimento” Clube da Esquina em suas propostas, representações culturais, musicalidade e poesia, como expressão da autonomia do grupo (não se pode esquecer que o próprio Milton, apesar do seu péssimo inglês, vinha fazendo fama no exterior e por lá estava assimilando as mais recentes influências das músicas norte- americana e europeia). Tais obras foram engendradas num contexto em que o Brasil vivia um momento de forte repressão política, circunstância na qual Milton Nascimento e seus parceiros percebem a hora de, em “Minas” cantar para dentro, em suas raízes mineiras e, em “Geraes” cantar para fora, ao incorporar à sua musicalidade elementos do jazz americano, latino-americanos e o rock progressivo europeu.

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Como Citar
Souza, A. C. de. (2011). MILTON NASCIMENTO: UM CANTOR DO MUNDO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 2(4), 185–205. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/328
Seção
Dossiê Temático