BRASIL E ÁFRICA: diálogos a partir de experiências educativas sobre pedagogia da alternância e desenvolvimento sustentável da Agricultura Familiar

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Maria de Lourdes Bernarti
Giovana Pezarico
Edival Sebastião Texeira

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar experiências educativas entre professores brasileiros da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e alunos africanos, participantes do Programa de Incentivo à Formação Científica de Alunos de Moçambique, Angola e Cabo Verde (PFMCA/PROFOR), entre os anos de 2010 a 2012. Os estudos desenvolvidos têm abordado a Pedagogia da Alternância como método pedagógico utilizado nas Casas Familiares Rurais (CFRS) e do Mar (CFM), na região Sul do Brasil. A pesquisa de campo realizada por estes alunos, envolvendo professores, monitores, alunos e pais de alunos das CFRS e CFM, do sul do Brasil, têm revelado que a Pedagogia da Alternância contribui para o desenvolvimento acadêmico de jovens, bem como para a melhoria das famílias e das condições de vida nas propriedades rurais e nas atividades pesqueiras.

Detalhes do artigo

Como Citar
Bernarti, M. de L., Pezarico, G., & Texeira, E. S. (2017). BRASIL E ÁFRICA: diálogos a partir de experiências educativas sobre pedagogia da alternância e desenvolvimento sustentável da Agricultura Familiar. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 4(8), 211–227. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/261
Seção
Artigos