QUE NEGRO É ESSE NA CULTURA DA MÍDIA? UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONTEXTO GAÚCHO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo objetiva discutir as relações de hegemonia e subalternidade através da perspectiva da cultura da mídia, com foco na presença de um repórter negro na principal emissora de televisão do Rio Grande do Sul. A discussão é baseada na contribuição teórico-metodológica de Kellner (2001), conhecida como crítica diagnóstica. Analisa-se uma série de reportagens sobre a remoção de famílias pobres do centro de Porto Alegre. Observa-se que a presença do repórter ocorre para abarcar parte da audiência socialmente marginalizada, com um discurso de inserção desses sujeitos na agenda jornalística, utilizando dessa presença/representação para que a audiência se reconheça e se identifique com o produto exibido.
Detalhes do artigo
Como Citar
Grijó, W. P. (2012). QUE NEGRO É ESSE NA CULTURA DA MÍDIA? UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONTEXTO GAÚCHO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 4(8), 52–67. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/249
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).