CORPOS NEGROS E REPRESENTAÇÃO SOCIAL NO BRASIL: UMA DISCUSSÃO DE GÊNERO E RAÇA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho pretende analisar as representações sociais dos corpos negros no Brasil, entendendo de que forma os discursos hegemônicos ao buscarem estereotipar de forma negativa os negros, suas culturas e discursos se constituem como uma relação de poder e, portanto, visam reforçar e ao mesmo tempo naturalizar os lugares estigmatizados na sociedade. Além disso ao fazer um recorte de gênero, busca-se trazer à tona como as mulheres negras sofrem uma dupla opressão ao serem estereotipadas sob a ótica além de racista, machista o que perpetua uma imagem da mesma criada desde os tempos escravocratas.
Detalhes do artigo
Como Citar
Assis, D. N. C. de. (2017). CORPOS NEGROS E REPRESENTAÇÃO SOCIAL NO BRASIL: UMA DISCUSSÃO DE GÊNERO E RAÇA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 9(21), 123–134. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/231
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).