AS OBRAS DE PAULO FREIRE E O DEBATE SOBRE GÊNERO E RAÇA: APROXIMAÇÕES E POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
este artigo discuto as aproximações possíveis entre a obra de Paulo Freire e as temáticas de gênero e raça, inspirada principalmente pelo texto de bell hooks sobre a influência do educador brasileiro em sua vida pessoal e profissional. Partindo da leitura de alguns livros de Paulo Freire discuto a linguagem sexista em sua obra, as manifestações do autor sobre os movimentos sociais de gênero e raça e o papel desempenhado por eles e, por fim, realizo uma breve apresentação do capítulo dedicado ao educador brasileiro no livro “Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade” (1994), de bell hooks. Este artigo foi escrito no intuito de se constituir como um esforço analítico que pretende colaborar para a ampliação no campo de análise da produção acadêmica de Paulo Freire, reconhecendo seu compromisso com uma educação libertadora que alcance realmente a todos e todas.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).