O NEGRO NA CIDADE: UM ESTUDO NO BAIRRO DOM BOSCO EM JUIZ DE FORA (MG)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A ocupação do espaço urbano na sociedade capitalista é desigual. Cresce o número de favelas, ocupações irregulares e áreas de risco ambiental a cada ano. A população moradora dessas regiões tem uma cor, são os negros que ocupam os piores lugares tanto no setor produtivo, como no chão das cidades. O bairro Dom Bosco em Juiz de Fora-MG é um lócus de estudo para entender o processo de espoliação urbana que os negros vivem, carregando cada um, as suas histórias de vida e o estigma da cor que marcou profundamente sua inserção na sociedade de classes e que perdura até os dias atuais, representado no lugar que mora e na trajetória de vida.
Detalhes do artigo
Como Citar
Barreto, A. C. de J. (2017). O NEGRO NA CIDADE: UM ESTUDO NO BAIRRO DOM BOSCO EM JUIZ DE FORA (MG). Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 9(22), 465–489. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/219
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).