MUSICALIDADE AFRO-COLOMBIANA: IMAGENS VIVAS E MULHERES QUE RESIGNIFICAM SABERES E EXPERIÊNCIAS

Conteúdo do artigo principal

Liliana Parra-Valencia
Tatiana Velásquez
Brayan Martínez
Camila Rodríguez

Resumo

O artigo aborda o estudo da prática musical afrodiaspórica e a importância das mulheres no bullerengue, uma das danças cantao do Caribe colombiano. As musicalidades, expressões artístico-culturais e modos de vida afrodiaspóricos foram marginalizados, negados e comercializados pela colonização, pelo branqueamento e pelas crenças judaico-cristãs. As correntes teóricas seguem os estudos da música afro-latino-americana e caribenha, entendida como constitutiva da identidade e da cultura negra, e dão conta das estruturas musicais da diáspora africana e da cultura afro-colombiana. A metodologia baseia-se na revisão documental. A análise articula-se em torno dos eixos de interpretação: tradição musical afro-colombiana; música e ressignificação; mulheres, corporeidade e performance.


 


Esta pesquisa critica a rejeição histórica da ancestralidade afrodescendente. E convida as ciências sociais e as psicologias sócio-comunitárias a acompanhar, ouvir e dialogar com as comunidades negras a partir de músicas, saberes e tradições que mobilizam processos de ressignificação. Da mesma forma, apelamos a uma abordagem da musicalidade afro-colombiana como campo de estudo interessado em reflexões críticas, baseadas em cosmologias africanas e posições decoloniais de saber/poder.

Detalhes do artigo

Como Citar
Parra-Valencia, L., Velásquez, T., Martínez, B., & Rodríguez, C. (2026). MUSICALIDADE AFRO-COLOMBIANA:: IMAGENS VIVAS E MULHERES QUE RESIGNIFICAM SABERES E EXPERIÊNCIAS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores As Negros As (ABPN), 17(45), 287–320. https://doi.org/10.31418/revistaabpn.v17i45.2106
Seção
Artigos