ESPAÇOS E PRÁTICAS DE SOCIABILIDADES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE ALDEIA – GAROPABA –SC
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo lança mão das memórias de moradores da Comunidade de Remanescentes de Quilombo da Aldeia, localizada no sul do município de Garopaba – SC, no bairro Campo D’Una, procurando, através das narrativas, delinear os acontecimentos que possibilitaram a formação do grupo. Desta forma, a metodologia da História Oral é o aporte teórico que dá sustentação ao estudo. Vale lembrar que estudos referentes à problemática afro-brasileira encontram lugar de destaque na contemporaneidade, pois africanos e afrodescendentes fizeramse presentes em diferentes espaços com seus costumes, sua religiosidade e seu trabalho, desempenhando, desde os primeiros momentos da colonização, papel fundamental na formação étnica e cultural brasileira.
Detalhes do artigo
Como Citar
Albuquerque, M. T. de. (2013). ESPAÇOS E PRÁTICAS DE SOCIABILIDADES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE ALDEIA – GAROPABA –SC. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 5(11), 149–169. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/194
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).