SONS, PERFORMANCES E CELEBRAÇÕES: FESTAS E MORTE NA IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO EM FLORIANÓPOLIS/SC
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No presente trabalho pretendemos apresentar a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito situada em Desterro/Florianópolis, a fim de entender sua estrutura de funcionamento, o comprometimento de Irmãos e Irmãs, as decisões tanto “na esfera do temporal quanto do espiritual”. Na tentativa de encontrar resquícios do passado que permitam conhecer aspectos culturais destes sujeitos históricos, o foco deste artigo volta-se aos sons, performances e celebrações produzidas neste espaço de vivências africanas, em especial no que tange às festividades e formas de celebração da morte, práticas em constante tensão com as novas intenções do catolicismo romanizador de finais do século XIX.
Detalhes do artigo
Como Citar
Rascke, K. L. (2014). SONS, PERFORMANCES E CELEBRAÇÕES: FESTAS E MORTE NA IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO EM FLORIANÓPOLIS/SC. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 6(12), 150–176. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/181
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).