MOVIMENTOS SOCIAIS E NEGRITUDE NO BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A negação de valores e identidade negra tem forjado no Brasil uma invisibilidade do negro. Ele existe, mas é como que se não existisse. A partir disto, a história o tem negado sistematicamente enquanto povo possuidor de valores, culturas, identidade, dignidade e cidadania. Esta realidade acabou funcionando como elemento motivador para estudiosos e historiadores na descoberta da necessidade de recontar e reescrever a História do Brasil. Desta vez não mais na perspectiva dos vencedores, mas a partir da visão dos vencidos, ou seja desde o lugar da comunidade negra. O presente texto tem dois objetivos fundamentais: contextualizar as lutas específicas da comunidade negra num contexto maior, o do movimento social. Num primeiro momento esta comunidade se organiza e atua enquanto empobrecidos de um modo geral, ainda desprovida de consciência de negritude e na luta social toma consciência da especificidade da negritude e se organiza enquanto movimento negro e oferece uma singular contribuição para se repensar a dignidade e a cidadania para todos no país tornando o combate ao racismo a sua principal bandeira de luta.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).