O PENSAR EM ÁFRICA - o ensino de uma disciplina como guia ofertada a neófitos em filosofia africana

Conteúdo do artigo principal

Julvan Moreira de Oliveira
Jussara Alves da Silva
Kelly de Lima Farias

Resumo

Este trabalho visa refletir sobre uma experiência do ensino de filosofia africana a partir de uma disciplina ofertada num curso de pós-graduação em educação de uma universidade no interior do estado de Minas Gerais, cursada por discentes que particularmente não tiveram acesso aos pensadores africanos em sua formação superior e básica. Nesse sentido, a disciplina ofereceu uma introdução às principais vertentes do pensamento africano contemporâneo e a percepção de duas discentes sobre a contribuição desta para as suas práticas docentes e pesquisas. Observou-se a contribuição dos conteúdos divididos em três momentos, a afrocentricidade, a filosofia do ubuntu e da sagacidade, contribuindo na prática docente e embasando as referências teóricas das discentes em suas pesquisas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Moreira de Oliveira, J., Alves da Silva, J., & de Lima Farias, K. (2023). O PENSAR EM ÁFRICA - o ensino de uma disciplina como guia ofertada a neófitos em filosofia africana. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 17(Edição Especial). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1670
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Julvan Moreira de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF

Doutor em Educação pela USP; Licenciado em Filosofia pela USF; Professor do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Coordenador do Grupo de Pesquisa em Africanidades, Imaginário e Educação (ANIME).

Jussara Alves da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF

Doutoranda, Mestra em Educação, Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e Educação para as Relações Étnico-raciais e Graduada em Pedagogia pela UFJF.

Kelly de Lima Farias, Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF

Mestranda em Educação e Graduada em Pedagogia pela UFJF, membro do ANIME (Grupo de Estudos e Pesquisas em Africanidades, Imaginário e Educação).