AFROCENTRICIDADE: BASES TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICAS AFRICANAS E AFRO-DIASPÓRICAS PARA REPENSAR A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Conteúdo do artigo principal

Lívia Torquato Ventura Canuto
Nanny Zuluaga Henao
Roberta Dos Santos Gregório Neves
Selmara de Castro Balbino

Resumo

Este artigo é fruto de nossas vivências na disciplina Filosofias Africanas e Afrodiaspóricas cursada em um Programa de Pós-Graduação em Educação. Objetivamos apresentar intelectuais africanos e afro-diaspóricos que foram excluídos dos currículos oficiais acadêmicos por confrontarem diretamente o eurocentrismo. Destacamos algumas bases teóricas, já existentes, de autores internacionais e nacionais que contribuíram com novas propostas epistemológicas, nos concentrando no pensamento filosófico da Afrocentricidade. Pensamos que ressaltar a contribuição de intelectuais afrocentrados possa ser um caminho para novas pedagogias que proporcionem uma mudança curricular na formação de professores. Portanto, compreendemos que a Afrocentricidade seja um dos caminhos para disputar por novas epistemes que nos direcione para uma educação mais equânime num futuro próximo.

Detalhes do artigo

Como Citar
Torquato Ventura Canuto, L., Zuluaga Henao, N., Dos Santos Gregório Neves, R., & de Castro Balbino, S. (2023). AFROCENTRICIDADE: BASES TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICAS AFRICANAS E AFRO-DIASPÓRICAS PARA REPENSAR A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 17(Edição Especial). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1664
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lívia Torquato Ventura Canuto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF.

Nanny Zuluaga Henao, Universidade Federal de Juiz de Fora

Trabalhadora Social pela Universidad de Antioquia (UdeA). Mestre em Letras  pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Poeta, editora e tradutora independente.

Roberta Dos Santos Gregório Neves, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. Professora de Geografia da escola FIRJAN/SESI e do Curso Normal da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro.

Selmara de Castro Balbino, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui especialização em História da África pela UFJF. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFJF.