AFROCENTRICIDADE: BASES TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICAS AFRICANAS E AFRO-DIASPÓRICAS PARA REPENSAR A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
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Resumo
Este artigo é fruto de nossas vivências na disciplina Filosofias Africanas e Afrodiaspóricas cursada em um Programa de Pós-Graduação em Educação. Objetivamos apresentar intelectuais africanos e afro-diaspóricos que foram excluídos dos currículos oficiais acadêmicos por confrontarem diretamente o eurocentrismo. Destacamos algumas bases teóricas, já existentes, de autores internacionais e nacionais que contribuíram com novas propostas epistemológicas, nos concentrando no pensamento filosófico da Afrocentricidade. Pensamos que ressaltar a contribuição de intelectuais afrocentrados possa ser um caminho para novas pedagogias que proporcionem uma mudança curricular na formação de professores. Portanto, compreendemos que a Afrocentricidade seja um dos caminhos para disputar por novas epistemes que nos direcione para uma educação mais equânime num futuro próximo.
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