ÁFRICA NO ENSINO DE FILOSOFIA - UM PROBLEMA?

Conteúdo do artigo principal

Luis Thiago Freire Dantas

Resumo

Nós propomos neste artigo um ensino radical de filosofia para lidar com os desafios na medida em que inserimos África no currículo filosófico, particularmente no cenário do novo ensino médio. Nós discutimos temas como colonialismo por meio do silenciamento epistêmico e invalidade do saber endógeno. Essa radicalidade baseia-se na racialização de quaisquer temáticas filosóficas com o intuito de repensar a atividade de fazer filosofia como dependente de um currículo ocidentocêntrico. Por isso, tratamos do cosmograma kongo e de letras do grupo Opanijé como meio para ratificar a possibilidade de um ensino radical de filosofia.

Detalhes do artigo

Como Citar
Freire Dantas, L. T. (2023). ÁFRICA NO ENSINO DE FILOSOFIA - UM PROBLEMA? . Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 17(Edição Especial), 40–62. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1660
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luis Thiago Freire Dantas, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Professor Adjunto de Filosofia da Educação (UERJ). Professor Permanente do Programa de P´ós-Graduação em Educação (ProPed-UERJ). Doutor em Filosofia (UFPR). Coordenador do Mulungu grupo de estudos e pesquisas contra-coloniais.