RUMOS E PERCURSOS DA DESCOLONIZAÇÃO DO PENSAMENTO PSICOLÓGICO: SUBSÍDIOS A PARTIR DE BRASIL, ESTADOS UNIDOS E ÁFRICA DO SUL los casos de Brasil, Estados Unidos y Sudáfrica
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As imposições eurocêntricas semeadas no projeto colonial estabeleceram como estratégia o racismo epistêmico, cuja principal forma de atuação é o epistemicídio, ou seja, uma forma de refutar a legitimidade de cosmovisões africanas e de povos nativos. A Psicologia praticada no Brasil é uma área de saber jovem, que tem sido progressivamente convocada a descolonizar-se, assumindo perspectivas específicas da população com a qual lida. Tendo em vista problematizar que articulações e referências têm sido construídas pela Psicologia com foco nas populações negras e suas demandas e, se/como essas produções são apropriadas no Ensino em Psicologia, busco, neste ensaio, resgatar subsídios e questões construídos nos embates à/da Psicologia a partir de três países: Brasil, África do Sul e Estados Unidos da América.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).