CONTRACOLONIZAÇÃO MENTAL: SABERES QUILOMBOLAS NA PSICOLOGIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo propõe um processo de contracolonização mental a partir dos saberes quilombolas visando descolonizar as práticas de cuidado em saúde mental, a partir de uma história sobre a retirada compulsória de bebês, fruto da experiência e atuação de uma estagiária de psicologia, mulher negra e quilombola, em um Serviço de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas - CAPS AD. No pilão teórico pilamos os saberes de Beatriz Nascimento e Nêgo Bispo ambos intelectuais quilombolas e saberes outros. Consideramos a urgência de incluir as epistemologias, os saberes e fazeres quilombolas na psicologia, sendo esse conhecimento importante para enfrentar a colonização mental.
Detalhes do artigo
Como Citar
Araújo, J. G., Damasceno, M. M., & Silveira, M. (2023). CONTRACOLONIZAÇÃO MENTAL: SABERES QUILOMBOLAS NA PSICOLOGIA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 16(Edição Especial). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1636
Seção
Artigos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).