A FUNDAÇÃO DA PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO PELO FAZER DE UMA CIENTISTA NEGRA: VIRGÍNIA LEONE BICUDO VIRGÍNIA LEONE BICUDO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Qual a participação de Virgínia Bicudo, cientista negra, na fundação da ciência e profissão psicologia? Como compreender os meandros da colaboração das mulheres negras no pensamento epistêmico em psicologia? Elas são visíveis no mapeamento do campo? Como podemos observar as realidades que se apresentam no sentido de memória da psicologia brasileira e autoras importantes da área? Este ensaio é fruto da conferência apresentada em abril de 2023, no grupo Oralidades e Kitembo do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Federal Fluminense em reunião do Grupo de Trabalho Psicologia e Relações Raciais. O acolhimento recebido sugeriu a publicação no dossiê deste periódico.
Detalhes do artigo
Como Citar
Marques de Souza, R. (2023). A FUNDAÇÃO DA PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO PELO FAZER DE UMA CIENTISTA NEGRA: VIRGÍNIA LEONE BICUDO: VIRGÍNIA LEONE BICUDO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 16(Edição Especial). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1635
Seção
Dossiê Temático
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).