MÍDIA E O “CASO TINGA” NO PERU: UM NOVO PARADIGMA DE REPRESENTAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS NA TELEVISÃO BRASILEIRA?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo demonstra que a Rede Globo de Televisão, a segunda maior rede de televisão comercial do mundo, tem histórico de representar os negros brasileiros de forma estigmatizada e/ou subalterna em suas telenovelas, assim como de negar o racismo na sociedade brasileira nos seus telejornais. Contudo, essa rede de televisão divulgou amplamente o insulto racial praticado pela torcida time Real Garcilaso, do Peru, contra o jogador Tinga, do Cruzeiro Esporte Clube, do Brasil, passando a imagem de repúdio ao racismo. Ou seja, de que estaria mudando a sua visão sobre as relações raciais.
Detalhes do artigo
Como Citar
Santos, S. A. dos. (2014). MÍDIA E O “CASO TINGA” NO PERU: UM NOVO PARADIGMA DE REPRESENTAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS NA TELEVISÃO BRASILEIRA?. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 6(13), 273–299. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/162
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).