Eu sou digna de afeto? A construção da afetividade de bixas-pretas da Educação Infantil às redes sociais

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Fábio de Carvalho Cordeiro

Resumo

A partir dos Estudos de Raça, Gênero e Sexualidade de vertente pós-estruturalista, discuto neste artigo, a construção da afetividade de bixas-pretas da educação infantil às redes sociais, com o objetivo de pensar os caminhos pelos quais as formas de preterimento afetivo se dão ao longo da vida de bixas-pretas.  Por meio da análise de fragmentos extraídos de postagens do Afrodengo LGBTT+ problematizamos narrativas de socialização virtual acerca de vivências afetivas e da identidade de gays negros e bixas-pretas. Deste modo, é possível apostar na ideia de que não só a construção de uma identidade negra e sua valorização tem sido violentada, assim como a vida afetiva amorosa de bixas-pretas tem se configurado em um processo de preterimento e, em muitos casos, de hipersexualização. No entanto, por outro lado, é possível afirmar que existe também um processo de (re)existência e ressignificação do afeto e do nosso amor interior. 

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Como Citar
Cordeiro, F. de C. (2023). Eu sou digna de afeto? : A construção da afetividade de bixas-pretas da Educação Infantil às redes sociais. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 16(Edição Especial). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1611
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fábio de Carvalho Cordeiro, Universidade Federal do Paraná

Doutorando e Mestre em Educação (PPGE/UFPR). Licenciado Pleno em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisador na área dos Estudos de Raça, de Gênero e Sexualidade com interface na Educação.