Impactos Psicossociais do Racismo na Saúde Mental de Mulheres Negras
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo propõe um debate sobre saúde mental de mulheres negras. Para esse fim, apresentamos uma breve discussão sobre a trajetória histórica de tais mulheres, sob a perspectiva da interseccionalidade, do racismo estrutural e da branquitude na sociedade brasileira. O objetivo geral é debater os possíveis impactos psicossociais do racismo que contribuem para o adoecimento psíquico da mulher negra. Elas desenvolveram inúmeras formas de resistência com o regime escravista e com o pós-abolição, mas o cruel contexto que estão inseridas é adoecedor e apresenta profundos impactos. Em África eram grandes comerciantes, negociantes, líderes em diferentes áreas do saber, o que ia contra os valores do colonizador. Concluímos que o racismo e o sexismo, somados ao processo de colonização, criaram uma condição específica de opressão sobre essas mulheres, gerando adoecimentos que precisam ser discutidos.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).