RELAÇÕES RACIAIS NO ATENDIMENTO DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO: O QUE A PSICOLOGIA TEM A VER COM ISSO? ¿qué tiene que ver la psicología?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse artigo discute a violência contra as mulheres e possibilidades de enfrentamento no âmbito da psicologia a partir de uma perspectiva interseccional. Apresentamos alguns dados alarmantes, que chamam atenção para a dimensão racial, em especial, nos casos de feminicídios. Problematizamos o fato de que, se por um lado as mulheres negras compõem grande parte do público-alvo das políticas públicas para as mulheres, por outro, ela inscreve a branquitude como o lugar predominante ocupado por aquelas/es que as operacionalizam, a exemplo das/os psicólogas/os. Defendemos que a formação das/os profissionais que atuam no enfrentamento às violências contra as mulheres deve contemplar os estudos raciais, interseccionais e decoloniais. Apostamos na desobediência epistêmica como o caminho mais profícuo para a afirmação de práticas psicológicas feministas interseccionais junto às mulheres em situação de violências de gênero.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).