A ESCRITA DAS MARGENS: OS DIÁRIOS DE CAROLINA MARIA DE JESUS COMO EXERCÍCIO DE RESISTÊNCIA EPISTÊMICA

Conteúdo do artigo principal

Stefanie de Almeida Macêdo
Maria da Conceição Gomes da Silva
Tatiana de Souza Santos Neves

Resumo

A partir da análise dos diários de Carolina Maria de Jesus, encontramos em suas palavras a tessitura de uma resistência às diversas formas de opressão que perpassam seu cotidiano de forma interseccionada. Para a compreensão da escrita carolineana, acreditamos que as lentes da interseccionalidade como teoria social crítica proposta por Patricia Hill Collins, os estudos sobre branquitude de Cida Bento, o feminismo chicano de Gloria Anzaldúa, o feminismo negro de Lelia Gonzalez, a noção de dispositivo de racialidade de Sueli Carneiro e o feminismo decolonial de María Lugones são aportes teóricos que nos auxiliam na leitura de Carolina Maria de Jesus como uma narradora crítica da realidade brasileira, que traz em seus diários uma resistência ao processo histórico de epistemicídio que marca as sociedades coloniais. 

Detalhes do artigo

Como Citar
Macêdo, S. de A., Silva, M. da C. G. da, & Neves, T. de S. S. (2023). A ESCRITA DAS MARGENS: OS DIÁRIOS DE CAROLINA MARIA DE JESUS COMO EXERCÍCIO DE RESISTÊNCIA EPISTÊMICA: . Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 16(Edição Especial). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1564
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Stefanie de Almeida Macêdo, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga (SESAB). Doutoranda e Mestra em Psicologia (UFC). Graduada em Psicologia (UEFS). Co-coordenadora do Grupo de Pesquisa Psicologia e Teoria Crítica (Feirafurt) e membro do Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica (Paralaxe). Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO).

Maria da Conceição Gomes da Silva, Universidade Federal do Ceará/PhD student

Mestra em Psicologia (Universidade Federal do Ceará), Licenciada em História (Universidade Estadual do Ceará), Membra do Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica.

Tatiana de Souza Santos Neves, Universidade Federal do Ceará/Estudante de doutorado

Psicanalista, Doutoranda em Psicologia (UFC); Graduada em Serviço Social (Ucsal) e em Psicologia (UNIFOR). Membro do Laboratório PARALAXE - Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica.