FATORES DE ADOECIMENTO EMOCIONAL E RACISMO

Conteúdo do artigo principal

Cl´áudia Aparecida Avelar Ferreira
Simone Costa Nunes

Resumo

As imbricações das relações raciais na sociedade brasileira agem de forma silenciosa na saúde mental de milhares de pessoas da raça negra. O objetivo deste ensaio reflexivo foi discutir as implicações do racismo na saúde mental, como a depressão. A metodologia adotada para a construção do presente trabalho foi a pesquisa bibliográfica descritiva e natureza qualitativa. O texto traz os temas racismo, depressão e interrelação com o apoio psicossocial. O estudo busca contribuir e ampliar a discussão de um problema silencioso e grave na atualidade: a importância da psicologia como apoio para as pessoas negras que sofrem de depressão, no intuito de as fortalecerem, elevar a sua autoestima e promover o sentido de autocuidado nelas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ferreira, C. . A. A., & Nunes, S. C. (2023). FATORES DE ADOECIMENTO EMOCIONAL E RACISMO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 16(Edição Especial). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1552
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cl´áudia Aparecida Avelar Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS). Pós-doutorado em Geografia- Tratamento da informação espacial.  Estágio Pós-doutoral em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração- PUC MINAS. Linha de pesquisa: Pessoas, Trabalho e Sociedade: Diversidade nas organizações. Grupo de Pesquisa GEDI- Grupo de Estudos de Gestão, Diversidade e Inclusão; NUPEGS- Núcleo de Pesquisa em Ética e Gestão Social/PPGA-PUC Minas; Geografia- Fluxos e análises espaciais e NEHRUT- Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho. Mestre em Administração pelo Centro Universitário UNA. Graduada em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) no curso de farmácia e bioquímica. Tem especialização em administração de serviços de saúde e saúde pública (UNAERP), MBA em Gestão de Organizações Hospitalares e Serviços de saúde (FGV) e Assistência Farmacêutica no SUS (UFSC).

Simone Costa Nunes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorado (2007) e Mestrado (1999) em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, nas áreas de Novas Tecnologias Gerenciais e Organizações e Recursos Humanos, respectivamente; Graduação em Administração (1990). Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (desde 1998). Desde 2008, faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/PUC Minas.