“FALA MAJETÉ, SETE CHAVES DE EXÚ: UMA ESCREVIVÊNCIA DE UMA ESTUDANTE NEGRA una Escribivencia de una estudiante negra.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta a escrevivência de uma estudante de psicologia preta e sua relação com Exú, divindade yorubá que tem relação direta com os caminhos e os percursos. O texto perpassa por reflexões em torno da produção do racismo e o campo técnico-científico da psicologia e a formação de psicólogos. O método da escrevivência possibilitou a organização e a reflexão das minhas vivências e encorajou a produção de narrativas em torno de uma estudante preta ao longo de sua vida, sobretudo da graduação em psicologia. O texto assinala a importância de pensar a psicologia através de autoras e autores pretos, bem como da cosmologia africana que é tão recusada pela produção de conhecimento em psicologia no Brasil.
Detalhes do artigo
Como Citar
Duarte , I. M. M., & Abrantes, S. (2023). “FALA MAJETÉ, SETE CHAVES DE EXÚ: UMA ESCREVIVÊNCIA DE UMA ESTUDANTE NEGRA : una Escribivencia de una estudiante negra. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 16(Edição Especial). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1545
Seção
Artigos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).