PROJETO “COM CIÊNCIA NEGRA” SABERES, PRÁTICAS E FILOSOFIAS AFRICANAS E AFRODESCENDENTES REFLEXÕES SOBRE A AUTOESTIMA DE ADOLESCENTES NEGROS E NEGRAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo relata a experiência do Projeto “Com Ciência Negra – saberes, práticas e filosofias africanas e afrodescendentes”, desenvolvido pelo NEAB – CEFET – MG Campus Curvelo, durante o ano de 2022, no âmbito do Projeto Afrocientista. A parir da metodologia da pesquisa-ação, o Projeto buscou contribuir para dirimir a desindentificação dos estudantes negros e negras com as áreas de ciência e de tecnologia, denunciando o caráter eurocentrado dos currículos escolares e acadêmicos, problematizando o apagamento dos saberes e conhecimentos produzidos por pessoas negras, africanas e afrodescendentes. Durante o desenvolvimento do projeto, observou-se que alguns estudantes mantinham uma postura de silenciamento e apagamento voluntário, indicando problemas relacionados à autoestima rebaixada e uma autoimagem subalternizada. A partir das contribuições de dois importantes intelectuais negros, Frantz Fanon e Carter Woodson, buscou-se a compreensão dessa conduta relacionando-a aos processos de negação e inferiorização epistêmica dos sujeitos negros e negras reproduzidos historicamente pelas instituições sociais, sobretudo, a escola e que são introjetados na subjetividade dos jovens estudantes. Conclui-se pela importância da manutenção e do fortalecimento de iniciativas como o Projeto Afrocientista, entendido como uma proposta de ação afirmativa da identidade negra no espaço escolar /acadêmico, que vem contribuir na luta contra o racismo em suas diferentes manifestações, sobretudo, no campo epistêmico.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).