PROJETO “COM CIÊNCIA NEGRA” SABERES, PRÁTICAS E FILOSOFIAS AFRICANAS E AFRODESCENDENTES REFLEXÕES SOBRE A AUTOESTIMA DE ADOLESCENTES NEGROS E NEGRAS

Conteúdo do artigo principal

Marinês Barbosa de Oliveira

Resumo

Este artigo relata a experiência do Projeto “Com Ciência Negra – saberes, práticas e filosofias africanas e afrodescendentes”, desenvolvido pelo NEAB – CEFET – MG Campus Curvelo, durante o ano de 2022, no âmbito do Projeto Afrocientista. A parir da metodologia da pesquisa-ação, o Projeto buscou contribuir para dirimir a desindentificação dos estudantes negros e negras com as áreas de ciência e de tecnologia, denunciando o caráter eurocentrado dos currículos escolares e acadêmicos, problematizando o apagamento dos saberes e conhecimentos produzidos por pessoas negras, africanas e afrodescendentes. Durante o desenvolvimento do projeto, observou-se que alguns estudantes mantinham uma postura de silenciamento e apagamento voluntário, indicando problemas relacionados à autoestima rebaixada e uma autoimagem subalternizada. A partir das contribuições de dois importantes intelectuais negros, Frantz Fanon e Carter Woodson, buscou-se a compreensão dessa conduta relacionando-a aos processos de negação e inferiorização epistêmica dos sujeitos negros e negras reproduzidos historicamente pelas instituições sociais, sobretudo, a escola e que são introjetados na subjetividade dos jovens estudantes. Conclui-se pela importância da manutenção e do fortalecimento de iniciativas como o Projeto Afrocientista, entendido como uma proposta de ação afirmativa da identidade negra no espaço escolar /acadêmico, que vem contribuir na luta contra o racismo em suas diferentes manifestações, sobretudo, no campo epistêmico. 


 

Detalhes do artigo

Como Citar
de Oliveira, M. B., & Ferreira, L. (2023). PROJETO “COM CIÊNCIA NEGRA” : SABERES, PRÁTICAS E FILOSOFIAS AFRICANAS E AFRODESCENDENTES REFLEXÕES SOBRE A AUTOESTIMA DE ADOLESCENTES NEGROS E NEGRAS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 15(Edição Especial), 195–212. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1497
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Marinês Barbosa de Oliveira, CEFET - MG

Professora de Filosofia e Introdução ao Direito do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Campus Curvelo. Licenciada em Filosofia, Bacharel em Direito, Mestre em Filosofia e História da Educação. Doutoranda em Filosofia. Coordenadora do NEAB – Campus Curvelo. Coordenadora do Projeto Afrocientista no CEFET-MG. E-mail: marinesdias2@gmail. ORCID: 0000-0001-5268-975X.