Microagressões raciais de gênero experienciadas por mulheres negras: revisão da literatura
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Microagressões raciais são insultos crônicos e sutis cometidos contra pessoas não-brancas, por não serem brancas. O objetivo deste estudo foi revisar a literatura em português e inglês sobre microagressões raciais de gênero, com foco em mulheres negras. As buscas foram feitas no Portal de Periódicos CAPES e 21 artigos foram selecionados. As microagressões se correlacionam com estresse traumático, ansiedade, depressão e ideação suicida, influenciando também na autoestima e autovalorização. As mulheres tendem a responder às microagressões de forma não-confrontadora, confrontadora (explicitar que comentário foi racialmente agressivo) ou de forma a mudar a narrativa, negando que o episódio foi racista. Apenas um estudo foi feito no Brasil, o que mostra a importância de pesquisadores/as voltarem-se para este tema.
Palavras-Chave: microagressões raciais de gênero; racismo; mulheres negras; revisão da literatura.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).