ẸGBẸ́: COMUNIDADE, CORRESPONSABILIDADE E PROCESSO DE CURA NA CULTURA YORÙBÁ
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O realce contemporâneo de símbolos e elementos presentes na corporalidade afrodiaspórica, em consonância com a Cultura Yorùbá, reivindica um estado de ‘agência’ e ‘conscientização’ potencializador de saberes e fazeres ancestrais. Dessa maneira, trata-se eminentemente de respaldar um referencial que configure uma consistência para a população preta, em virtude de que os ensinamentos atribuídos socialmente apartam o senso de coletividade e coparticipação para o relacionar com o outro no Ocidente. O objetivo da pesquisa foi de contribuir com a noção de comunidade dentro da perspectiva dos povos yorùbás, denominada de Ẹgbẹ́, através do levantamento sistemático de pesquisadores fundamentais à epistemologia teórico-prática yorùbá. Aplicam-se as potencialidades da pessoa preta como organismo comunitário e a importância da corresponsabilidade para o processo de cura alinhado com a Psicologia Africana frente às atividades e experimentações vivenciadas por comunidades diaspóricas (povos de terreiro) e continentais tradicionais ao utilizar de métodos e recursos ancestrais como parte de nós.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).