“CINEMA NEGRO BRASILEIRO”: HISTÓRIAS, CONCEITO E PANORAMA DE UM MOVIMENTO CINEMATOGRÁFICO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo investiga a conceituação estética do movimento do Cinema Negro Brasileiro. A partir da análise de textos de produtores e críticos de cinema, compreende a centralidade da produção de Zózimo Bulbul e faz uma cartografia do conceito de cinema negro, apresentando seus vários deslocamentos na crítica cinematográfica brasileira. Ao longo do artigo, identifica-se a centralidade da noção de autoria e vivência negra na estrutura do movimento de Cinema Negro Brasileiro.
Detalhes do artigo
Como Citar
Candanda, D. D. do N., Borges, R. C. da S., & Oliveira, S. S. R. de. (2022). “CINEMA NEGRO BRASILEIRO”: HISTÓRIAS, CONCEITO E PANORAMA DE UM MOVIMENTO CINEMATOGRÁFICO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(Ed. Especi), 279–300. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1453
Seção
Caderno Temático
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).