POSSIBILIDADE DE CONSOLIDAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO IF GOIANO CAMPUS URUTAÍ

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Patrícia Gonçalves de Jesus

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo central compreender como os alunos negros do IF Goiano, Campus Urutaí, lidam com sua identidade racial no ambiente escolar e qual papel da escola na construção dessa identidade. Propomos: i) identificar como é a vivência escolar dos alunos negros no Campus Urutaí; ii) verificar, a partir da percepção dos alunos negros, se as questões raciais são abordadas no cotidiano escolar; iii) identificar o papel da instituição para a construção/fragmentação da identidade desses alunos. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista fechada com questionário estruturado. Concluímos que a maioria não conseguia identificar discriminação racial em sala de aula e houve poucas ações/eventos sobre a temática, um significativo desconhecimento do Neabi e das políticas de ações afirmativas promovidas pela instituição. Espera-se que haja desenvolvimento de ações que levem conhecimento e prática dessas políticas, construindo o respeito e o reconhecimento étnico-racial.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Jesus, P. G. de. (2022). POSSIBILIDADE DE CONSOLIDAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO IF GOIANO CAMPUS URUTAÍ. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(Ed. Especi), 147–172. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1448
Seção
Caderno Temático