AS COTAS RACIAIS E OS DESAFIOS PARA O ENEGRECIMENTO DO CORPO DOCENTE DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONTEXTO DA UFBA

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Marcos Napoleão do Rêgo Paiva Dias Filho
Dyego de Oliveira Arruda

Resumo

Este artigo objetiva compreender o modo como a Universidade Federal da Bahia (UFBA) implementou as cotas raciais nos concursos públicos para o magistério superior, elucidando os desafios para um maior enegrecimento do corpo docente da instituição. Em termos metodológicos, analisamos doze editais de concursos para docência na UFBA, entre 2014 e 2021, e realizamos uma entrevista com um servidor do setor responsável pela elaboração dos editais. Os resultados do artigo apontam para a existência de lacunas e boicotes que impedem com que mais negros/as ocupem cargos no magistério superior na UFBA. Portanto, são cruciais movimentos que façam com que a UFBA e as universidades públicas respeitem a lei de cotas raciais nos concursos, comprometendo-se com o antirracismo e a reparação à população negra brasileira.

Detalhes do artigo

Como Citar
Dias Filho, M. N. do R. P., & Arruda, D. de O. (2022). AS COTAS RACIAIS E OS DESAFIOS PARA O ENEGRECIMENTO DO CORPO DOCENTE DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONTEXTO DA UFBA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(Ed. Especi), 78–102. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1445
Seção
Caderno Temático