CARTOGRAFIAS DO “SERTÃO-DE-DENTRO” NA OBRA DE NATÉRCIA CAMPOS: AUTORIA FEMININA NORDESTINA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Considerando necessários os estudos de revisão da crítica literária para resgate, apresentação, estudo e análise de uma literatura produzida por mulheres, propomo-nos analisar horizontalmente a obra da escritora contemporânea cearense Natércia Campos. Objetivamos, pontualmente, partindo da enunciada obra, refletirmos acerca da construção de um novo espaço literário representado na contemporaneidade, o que a autora denomina por “sertão-de-dentro”. Esse sertão emerge como resultado de transformações sociais ocorridas nas últimas décadas, apresentando modernizações e industrializações que propõem certo avivamento telúrico ausentes de uma tradição em prosa literária brasileira, uma vez que o espaço sertanejo foi quase sempre representado na historiografia sob a égide de alguns projetos específicos, seja na construção de uma identidade nacional, no Romantismo, seja como denúncia da inoperância governamental, no Modernismo. Para o desenvolvimento da discussão, pautar-nos-emos, dentre tantos outros, em Gutiérrez e Moraes (2007), Zolin (2003) e Lobo (1999).
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).