SENTIMENTO ÓRFICO: O NUTRIENTE DA UTOPIA ANTROPOFÁGICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar a relação existente entre os conceitos de sentimento órfico e Antropofagia, ambos desenvolvidos por Oswald de Andrade. Pretendemos apontar o primeiro deles como uma condição fundamental para a existência do segundo. Ao longo do texto, mostramos as características do sentimento órfico que servem de terreno fértil para que a Antropofagia e parte do pensamento oswaldiano possam se desenvolver. Para isso, primeiramente, fazemos uma exposição acerca de sentimento órfico, traçando suas principais características. Em seguida, inserimos a Antropofagia na discussão, procurando entender como se dá o diálogo entre essas duas questões. Por fim, buscamos assinalar a utopia antropofágica como o grande fruto dessa relação.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).