CAROLINA MARIA DE JESUS PARA ALÉM DOS CLICHÊS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A PERSONAGEM MARIA CLARA EM PEDAÇOS DA FOME
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo explora diversas facetas discursivo-identitárias relativas à Maria Clara em Pedaços da fome (1963), de Carolina Maria de Jesus. Trata-se de um trabalho em Análise Crítica do Discurso, a partir de um olhar interseccional que compreende nuances de classe, de gênero e de raça. As discussões empreendidas apontam contrastes reveladores entre os contextos rural/riqueza e urbano/pobreza, nos quais se entretecem relações assimétricas. Para além de uma necropolítica/geografia humana da indigência, o romance constitui a miséria e a fome como elementos que descortinam desigualdades no casamento e no exercício da parentalidade. A maternidade, por sua vez, discursiviza-se não apenas como suplício, mas também como fonte de renovação e dimensão afetiva.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).