APRESENTAÇÃO – ESTUDOS LITERÁRIOS E LINGUÍSTICOS EM PORTUGUÊS E OUTRAS LÍNGUAS: TEORIA, DISCURSO E ENSINO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Em cada canto em que se manifestam, a língua portuguesa e outras línguas utilizadas em território brasileiro agregam novos valores, experiências e beleza, potencializando sua variedade, sua habilidade de expressão e outros aspectos da riqueza que exibem. Desconstruídas, reformuladas e reestruturadas através do espaço e do tempo, essas línguas e suas literaturas carregam consigo a marca e a diversidade de muitos povos e culturas. Nesta edição especial, “Estudos linguísticos e literários em português e outras línguas: teoria, discurso e ensino”, reunimos 10 textos, dentre os quais identificamos 7 artigos e 3 ensaios, que trazem como foco de debate os seguintes tópicos: (i) a compreensão teórica das literaturas lusófonas, africana(s) e afro-brasileiras, inclusive pela comparação com outras literaturas; (ii) o discurso literário e não-literário nas línguas mencionadas, ou em diálogo com estas; e (iii) o ensino-aprendizagem desses idiomas e suas literaturas.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).