CULTURA VISUAL E IMAGENS RACISTAS NA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA: ASSUNTO DE ESCOLA
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Resumo
Este trabalho apresenta um breve estudo teórico, conceitual e dialógico acerca do emergente campo de estudo denominado Cultura Visual, destacando como as visualidades atuam enquanto fontes de representações culturais, ideológicas e identitárias, podendo articular-se com as questões educacionais. Nessa perspectiva, o referido estudo abordará questões relacionadas às representações do(a) negro(a) através de imagens vinculadas no livro infantil Histórias de Tia Nastácia, escrito por Monteiro Lobato; apontando para o rompimento de qualquer prática racista, sem o banimento da obra de Monteiro Lobato, mas, alertando para a necessidade de uma leitura reflexiva, denunciante e atualizada das questões raciais, nesse caso, por parte dos(as) docentes.
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Como Citar
de Souza, A. J., & Alcântara Ribeiro Rios, E. (2022). CULTURA VISUAL E IMAGENS RACISTAS NA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA: ASSUNTO DE ESCOLA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(42), 366–386. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1354
Seção
Artigos
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