A INVISIBILIDADE DA MULHER NEGRA NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A pesquisa analisa a ausência da mulher negra na docência universitária. A temática dialoga estudos sobre segregação racial dos corpos femininos e negros ausentes dos espaços acadêmicos, cuja invisibilidade transcende as questões socioeconômicas. Por multifacetárias marcações de raça, gênero e classe, mulheres negras sofrem o processo resultante do uso das redes de indicações restritas ao grupo patriarcalista e branco. A análise bibliográfica e descritiva apresenta a necessidade de políticas públicas voltadas ao incentivo de especializações acadêmicas ao benefício de pessoas pretas e pardas, porque são expostas um cenário de falsas inclusões. O não-lugar da mulher negra nos terrenos intelectuais reclama um ativismo mais específico dos movimentos representativos diante de corpos estigmatizadas por múltiplas formas de opressão. Elas simbolizam a prioridade política na ruptura da rede de sustentação do grupo dominante.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).