DISCURSOS ÉTNICO-RACIAIS EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROBLEMATIZANDO COLONIALIDADES

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Stephany Pikhardt Martins
Helvio Frank de Oliveira
Lorena Francisco de Souza

Resumo

Neste texto, problematizamos os discursos imagéticos de uma unidade do livro didático de Língua Portuguesa do 6º ano (OLIVEIRA et al., 2015), com o intuito de questionarmos colonialidades do ser, saber e poder representadas sob aspectos étnico-raciais. Metodologicamente, amparamo-nos na pesquisa documental, a fim de interpretarmos as semioses presentes no livro didático que podem (in)visibilizar identidades sociais nessa direção. Em diálogo com estudos interdisciplinares voltados a questões étnico-raciais, e de uma perspectiva decolonial, salientamos a possibilidade de serem confrontados aspectos inerentes às epistemes hegemônicas. Na unidade analisada, percebemos, tanto nos textos verbais como nos não-verbais, silenciamento e apagamento de identidades étnico-raciais. Essa condição concorre para a legitimação de representações e discursos coloniais instanciados em sociedade, especialmente aqueles que invisibilizam tais identidades, reforçando preconceitos e estereótipos étnico-raciais.

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Como Citar
Martins, S. P., Oliveira, H. F. de, & Souza, L. F. de. (2022). DISCURSOS ÉTNICO-RACIAIS EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROBLEMATIZANDO COLONIALIDADES. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(42), 246–267. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1338
Seção
Artigos