DISCURSOS ÉTNICO-RACIAIS EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROBLEMATIZANDO COLONIALIDADES
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Resumo
Neste texto, problematizamos os discursos imagéticos de uma unidade do livro didático de Língua Portuguesa do 6º ano (OLIVEIRA et al., 2015), com o intuito de questionarmos colonialidades do ser, saber e poder representadas sob aspectos étnico-raciais. Metodologicamente, amparamo-nos na pesquisa documental, a fim de interpretarmos as semioses presentes no livro didático que podem (in)visibilizar identidades sociais nessa direção. Em diálogo com estudos interdisciplinares voltados a questões étnico-raciais, e de uma perspectiva decolonial, salientamos a possibilidade de serem confrontados aspectos inerentes às epistemes hegemônicas. Na unidade analisada, percebemos, tanto nos textos verbais como nos não-verbais, silenciamento e apagamento de identidades étnico-raciais. Essa condição concorre para a legitimação de representações e discursos coloniais instanciados em sociedade, especialmente aqueles que invisibilizam tais identidades, reforçando preconceitos e estereótipos étnico-raciais.
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