PRESENÇA E CULTURA NEGRA EM AMERICANA-SP
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo analisa a presença negra no interior paulista a partir do recorte na cidade de Americana-SP na região de Campinas. Abordamos a existência das africanidades na história e cultura nacional, além das ações empreendidas pelo Estado e pelas elites a fim de marginalizar e estereotipar as populações negras ao longo da história. Também, uma breve consideração sobre as resistências empreendidas por homens e mulheres negros para garantir sua subsistência e manutenção de seus saberes, com destaque para os quilombos. Por fim, destacamos na história de Americana as existências negras em um período escravista, e em seguida buscamos apontar as possíveis ocupações pós-abolição, chegando na constituição atual dos bairros. Todas essas análises partem de um referencial teórico interdisciplinar, que transita na arquitetura, urbanismo, geografia e história e também em dados obtidos por meio do emprego da história oral.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).