ARQUITETURA DA DESIGUALDADE: O QUARTO DE EMPREGADA COMO COMUNICADOR DE UMA ORDEM SOCIAL ESTRATIFICADA

Conteúdo do artigo principal

Jéssica Caroline Rodrigues de Lima
Rafael Alves de Campos
Rodrigo Gonçalves dos Santos

Resumo

RESUMO


Herança de diversos aspectos de origem histórica e sociológica, as dependências de empregados das habitações brasileiras mantiveram-se vinculadas à lógica de pensamento escravocrata do período colonial, que influenciou o longo dos séculos nas configurações destes ambientes.  Apresenta-se aqui as transformações que marcaram as dependências de empregadas (quarto e banheiro) desde o seu surgimento na residência unifamiliar até os apartamentos contemporâneos brasileiros. A pesquisa foi desenvolvida através de fundamentação teórica e da análise de projeto de dois edifícios de apartamentos construídos na cidade de Maceió, capital do estado de Alagoas. Observou-se nos apartamentos analisados, uma série de soluções espaciais que carregam significados relacionados à lógica do pensamento escravocrata do período colonial e que reproduzem ideais da “Casa-grande e Senzala” reforçando ideais de hierarquia de poder nas relações entre patrões e empregados.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Lima, J. C. R., Campos, R. A. de, & Santos, R. G. dos. (2022). ARQUITETURA DA DESIGUALDADE: O QUARTO DE EMPREGADA COMO COMUNICADOR DE UMA ORDEM SOCIAL ESTRATIFICADA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(41), 333–360. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1332
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rafael Alves de Campos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020 - atual), Mestre em arquitetura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015), possui especialização em Construção de Obras Públicas pela Universidade Federal do Paraná (2010) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Atuou como professor universitário na Universidade do Vale do Itajaí lecionando nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e Engenharia Civil, atuou como Professor Substituto no Instituto Federal de Santa Catarina lecionando nos cursos de tecnico em edificações e técnico em saneamento. Atualmente é pesquisador jundo ao grupo QUIASMA da Pósgraduação em arquitetura e urbanismo da UFSC. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura educacional, Infraestrutura Urbana, Paisagismo, Planejamento Urbano, Desenho Técnico, estudos étinicos e cidade.

Rodrigo Gonçalves dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Sou graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Cursei Artes Cênicas na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possuo formação em Psicanálise pelo Instituto Oráculo de Psicanálise. Estudei Arteterapia junto ao Instituto Europeo de Integración Sensorial e Forum Media Group. Sou Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possuo Aprofundamento e Formação em Hatha Yoga pelo Yogashala. Sou professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ) da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordeno o Grupo Quiasma: Estudos e pesquisas interdisciplinares em arquitetura, corpo e cidade (ARQ/UFSC). Em meu processo criativo busco atuar num campo ampliado da arquitetura e urbanismo pesquisando seus limiares com a arte contemporânea e subjetividades. Estudo e pesquiso arquitetura, corpo e cidade; fenomenologia do espaço habitado; dimensão artística e cultural da arquitetura e da cidade; experiências de apreensão da arquitetura e da cidade contemporânea; processos urbanos contemporâneos; processos artísticos contemporâneos.