NARRATIVAS DA INCLUSÃO QUILOMBOLA NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO DA UFSB
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste artigo é registrar as narrativas dos quilombolas e dos pesquisadores pertencentes ao Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER) sobre a maneira pela qual a Universidade Federal do Sul da Bahia, frente ao processo de internacionalização curricular, consegue abranger as comunidades pertencentes aos quilombos. Este artigo pretende analisar o envolvimento da UFSB em relação às comunidades quilombolas localizadas da região sul da Bahia, da cidade de Itabuna. Num primeiro momento, apresentamos uma breve fundamentação teórica e na parte seguinte apresentam-se trechos das narrativas experenciadas ou construídas pelos participantes do Primeiro Círculo Cultural, evento ocorrido na UFSB. O manejo teórico da presente pesquisa foi consubstanciado, sobretudo a partir de Wittgenstein (1984), Barthes (1988), Bruner (1991), Bertaux (1999) e Sarlo (2007). Infere-se que o trabalho de inclusão ainda é parcial, ínfimo e deve ser contínuo.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).