TRAJETÓRIA SOCIOESPACIAL DOS/DAS ESTUDANTES COTISTAS QUILOMBOLAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – CAMPUS DE ARAGUAÍNA

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Marcos Pereira Neto
Kênia Gonçalves Costa

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de entender como se dá o ingresso e a permanência dos estudantes quilombolas no caminho universitário. A partir disso, cartografamos as trajetórias desses interlocutores para entendermos os lugares até a chegada na universidade. A pesquisa se dá por meio de análises de dados institucionais e de entrevistas com estudantes, para assim termos um apanhado de como se realizou as suas trajetórias, gerando vivências a partir da universidade compreendendo as afetividades com o lugar a partir da definição de Tuan (1980). Trazemos uma cartografia das trajetórias dos/das estudantes, traçando um plano de onde saíram e em que circunstâncias, por onde percorreram em suas vivências para chegarem, permanecerem e saírem da universidade. Essas trajetórias nos mostraram que os/as estudantes quilombolas já enfrentam dificuldades no acesso à universidade no processo seletivo, e posteriormente em sua permanência.

Detalhes do artigo

Como Citar
Pereira Neto, M., & Costa, K. G. (2021). TRAJETÓRIA SOCIOESPACIAL DOS/DAS ESTUDANTES COTISTAS QUILOMBOLAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – CAMPUS DE ARAGUAÍNA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(Ed. Especi), 59–75. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1304
Seção
Caderno Temático