MUSEUS DAS REXISTÊNCIAS: POTENCIALIZANDO HISTÓRIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo apresenta o projeto Museus das Rexistências, que foi premiado no concurso Reimagining Museums for Climate Action, promovido pela UK Arts and Humanities Research Council e é parte dos eventos culturais que compõem a COP 26, realizada em novembro de 2021 na cidade de Glasgow. Em exposição no Glasgow Science Centre desde julho de 2021, o projeto propõe repensar radicalmente o papel dos museus diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. Para tanto, considera o caráter colonialista dos museus, o racismo ambiental e reflete, a partir disso, sobre como museus comunitários poderiam constituir uma rede de resistência ecológica a partir do compartilhamento de histórias e dos patrimônios cosmológicos de comunidades que resistem, há séculos, à onto-epistemologia extrativista e genocida imposta aos povos africanos e ameríndios pela expansão colonial europeia.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).