O DISCURSO MIDIÁTICO RACISTA E PERCURSOS EM DEFESA DA CONSCIENTIZAÇÃO ANTISSEGREGACIONISTA uma forma de conscientização
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo apresenta reflexões acerca do discurso midiático racista e identifica formas de conscientização e de lutas em prol da redução do racismo na sociedade e, em particular, no meio escolar. Seu objetivo geral é verificar quais condutas a sociedade e a escola desenvolvem para combater a segregação. Para a pesquisa, foi realizada revisão bibliográfica, utilizando-se livros e artigos científicos publicados em revistas acadêmicas que contemplem o tema mídia, racismo e antirracismo: análise discursiva. Pode-se apreender que há inúmeras formas de racismo, muitas delas veladas. Perceberam-se as várias formas de luta dos negros e muitas conquistas. Embora haja muito a se comemorar, há um longo caminho ainda a ser percorrido, já que, a cada dia há o despertar de que não se pode acomodar frente a comportamentos e atitudes racistas e preconceituosas.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).