“ENTRE A MENTE E O CORAÇÃO” : ESCREVIVÊNCIAS NEGRAS EM XENIA (2017)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A partir da escuta do primeiro álbum solo de Xenia França (Xenia, 2017), refletimos acerca do legado negro africano sob prisma da canção popular. Propomos “linhas de aproximação” das narrativas cancionais de Xenia enquanto “escrevivências negras” (EVARISTO, 2020) demarcando o álbum como “espaço seguro” de protagonismo feminino negro como exercício de autorreflexão e autoafirmação (LORDE, 2020; COLLINS, 2019). A vivência artística na sustentação de voz própria resulta numa metalinguagem da trajetória profissional e pessoal de Xenia compondo imagens e discursos repletos de interfaces afrodiaspóricas com inserção política antirracista. O artigo retroage e re-alimenta as escutas do disco, possibilitando articulações entre distintas linguagens artísticas (canção popular e literatura brasileira) na perspectiva de intelectuais negras condutoras do legado africano em diálogo com as ciências sociais na contemporaneidade.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).