CASA DE ALVENARIA: UM DIÁRIO SOBRE O LABOR INTELECTUAL E A ASCENSÃO MATERIAL DE CAROLINA DE JESUS
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Resumo
Neste estudo, lemos Casa de alvenaria: diário de uma ex-favelada, 1961, da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, destacando o sentido da “escrevivência”, de que nos fala Conceição Evaristo, quando literatura e vida se conectam, estabelecendo-se uma escrita de si e dos outros. A obra vai contando a vida de muitos moradores das favelas, sendo um testemunho da vida árdua de tantos pobres brasileiros. Mas também vai se narrando a alteração da vida de Carolina que, por intermédio da escrita e da cultura letrada, sai da favela e se torna escritora famosa. O seu relato comprova que a leitura e a escrita são fontes de politização e propiciam consciência de classe e étnica da escritora. O labor material e o labor intelectual fazem parte de sua vida. Aquele se entrelaça a este, constituindo uma prosa engajada e de denúncia social. Vida real e vida literária se vinculam em um importante e belo ensaio romanesco e sociológico, apresentando uma interpretação do Brasil pelas lentes de uma mulher negra e pobre. A escritora destaca as contradições existentes em cada espaço, pois tanto na favela em que morou quanto no bairro de classe média para o qual migra e, ainda, nas altas esferas econômicas e intelectuais da sociedade, há venturas e desventuras. A obra reforça a certeza de que os livros são importantes, pois Carolina modifica a sua existência a partir das janelas abertas pelos livros que leu e que a auxiliaram a refletir mais sobre a sua existência concreta. O real de sua existência passa a ser pensado e escrito por suas lentes críticas. A palavra literária, então, renomeia o real, interpretando as contradições de classe e cor presentes no Brasil.
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