A TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO NAS CULTURAS POPULARES DE MATRIZES AFRICANAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo trata das formas de transmissão de conhecimentos construídas no universo das culturas populares, utilizando-se da oralidade. A oralidade é uma marca fundamental na compreensão das culturas africanas. É uma herança direta da cultura africana no Brasil, que se transforma em força comunicativa quando verbalizada nos processos de ensinamentos. São apresentados aqui estratos de narrativas construídas em uma perspectiva de apreensão da história dos negros no Brasil, bem como a utilização da música popular como metodologia de ensino e transmissão de conhecimentos. Através das narrativas e da música, comunica-se a história, a vivência, os valores, os saberes e conhecimentos. Todas essas realidades se expressam na corporeidade negra, nas suas falas, danças, músicas e rituais. Os saberes comunicados por essas matrizes africanas encontram nos diversas tipos de rodas espaço profícuo para compartilhamento da herança ancestral.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).